PERGUNTAS FREQUENTES
PARA CANDIDATOS
CENTROS DE EXAME
Não encontro exame na cidade que preciso

Atualmente, estamos trabalhando na preparação e implementação da Rede de Centros Autorizados de Exame SIELE. Entre em contato conosco e lhe informaremos o centro mais próximo.

Não há vagas de exame no centro que preciso

Se no centro que você procurou não há sessões convocadas no intervalo de datas indicado, amplie a faixa de datas e entre em contato conosco por e-mail ou chat para lhe ajudarmos a localizar a data mais próxima. Além disso, poderemos transferir sua solicitação ao centro para que avalie a possiblidade de ampliar a convocatória nos dias solicitados.

Por que não aparece nenhum centro no meu país

Estamos trabalhando na preparação e implementação da Rede de Centros Autorizados de Exame SIELE. Entre em contato conosco para receber informação mais detalhada.

PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Fiz minha inscrição um dia para o exame. É possível alterar a data do exame?

 

Se está dentro dos 14 dias seguintes da compra, você pode cancelá-la e seu dinheiro será devolvido. Compre novamente um exame na data desejada ou entre em contato conosco para lhe oferecermos a solução mais adequada às suas necessidades.

https://siele.org/condiciones-compra

 

É possível alterar a modalidade do exame SIELE que comprei?

Uma vez comprado o exame não é possível modificá-lo, portanto lhe recomendamos que pense com calma qual modalidade quer realizar. SIELE Global é a modalidade mais completa porque consta das 4 provas que correspondem às quatro principais atividades comunicativas da língua: Compreensão de leitura, Compreensão auditiva, Expressão e interação escritas e Expressão e interação orais.

O EXAME SIELE
Onde posso fazer o exame SIELE, não encontro a informação?

Estamos implementando uma Rede de Centros Autorizados de Exame SIELE a nível mundial. Atualmente estes são os países que têm Centros.

 

https://siele.org/centro-de-examen

 

O exame é reconhecido oficialmente no meu país?

O exame SIELE tem reconhecimento internacional e é avaliado por instituições de prestígio que garantem seus padrões de qualidade e as melhores práticas. A pontuação obtida corresponde às escalas do Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas (QECR. Atualmente está respaldado por mais de 75 instituições em 20 países.

No encuentro respuesta a mi consulta en la web siele.org.

Contacte con nosotros y resolveremos su consulta.

SIELE PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Como solicitar adaptações

O SIELE está comprometido em oferecer o máximo de facilidades para os candidatos com necessidades especiais, permitindo que, com adaptações razoáveis, os exames sejam realizados.

Para isto acontecer, antes de fazer uma reserva para o exame, é necessária a coordenação adequada entre o candidato, o centro onde ele fará o exame e a equipe técnica do SIELE. 

O candidato deve escrever um e-mail para necesidades.especiales@siele.org com assunto "Solicitação de exame SIELE com necessidades especiais", e indicar:

  • Nome e sobrenome.
  • Telefone de contato.
  • Período em que deseja fazer o exame (data de início e data de término)
  • Local e país onde deseja fazer o exame e, quando apropriado, Centro de Exames Autorizado SIELE.
  • Descrição do tipo de necessidade (tempo adicional, dispositivos adicionais, etc.)

No prazo máximo de 4 semanas, a equipe do SIELE avaliará a candidatura e, se necessário, entrará em contato com o candidato para obter mais informações.

As facilidades que devem ser indicadas neste e-mail são:

Facilidade adicional Descrição
Extensão do tempo O SIELE pode ser configurado de uma maneira que permita aos candidatos que necessitem de mais tempo para realizar o exame, e comprovem que realmente precisam de tempo adicional para a compreensão da tarefa a ser feita, ou para a sua realização, possam responder adequadamente.
Pausas extras
  • O SIELE pode ser configurado de uma maneira que permita aos candidatos que necessitem de mais tempo para realizar o exame, e comprovem que realmente precisam de tempo adicional para a compreensão da tarefa a ser feita, ou para a sua realização, possam responder adequadamente.
  • Estes intervalos podem ser usados pelo candidato para tomar remédio ou comer, beber etc.
Dispositivos periféricos adicionais
  • Teclados ergonômicos.
  • Monitores maiores.
  • Bola de comando (Trackball).
Equipe de apoio
  • Equipe de apoio para leitura.
  • Equipe de apoio para escrita.

Os candidatos que solicitarem adaptações não podem reservar seu espaço de exame até receberem instruções sobre o assunto da equipe técnica do SIELE.

Se você tem necessidades médicas que exigem que você traga equipamentos, bebidas ou alimentos para a sala de exame, ou se você precisar de intervalos adicionais ou mais longos, você deve seguir o procedimento de solicitação de adaptações descrito.

Para enviar uma solicitação de adaptações, envie todos os formulários preenchidos e documentação para:

necesidades.especiales@siele.org

Você não deve enviar nenhum documento adicional para esse e-mail inicial se não foi solicitado. Isso pode atrasar o processo de revisão da sua solicitação.

TEM ALGUMA DÚVIDA PARA RESOLVER?

Envie um e-mail para  , ou acesse o site para enviar um formulário.

 

PARA CENTROS DE EXAME
SER CENTRO DE EXAME SIELE
Atualmente, quais universidades/empresas respaldam SIELE?

Além das instituições titulares: Instituto Cervantes, Universidad Nacional Autónoma de México, Universidade de Salamanca e Universidade de Buenos Aires, existem 75 instituições associadas em 20 países do mundo que reconhecem e atestam SIELE.

Quais são as necessidades mínimas para abrir um centro?

Existe documentação que informa sobre os requisitos para ser Centro Autorizado de Exame SIELE e que divide em 3 blocos: técnicos, pessoais e espaciais. Inicie o processo de cadastro dos Centros de Exame e consulte Requisitos dos Centros de Exame SIELE.

Como se financia o centro?

Para conhecer em detalhe como se financia um Centro é necessário iniciar o processo de Cadastro de centros de exame e consultar a parte de ‘Distribuição das Receitas'.

Há algum custo para um centro aderir à rede SIELE?

Não existe nenhum encargo ou custo associado à criação de um Centro de Exame Credenciado SIELE. Os Centros devem unicamente possuir umas condições físicas, de pessoal e técnicas que garantam a correta gestão do exame e dos candidatos.

De que forma os centros examinadores SIELE são promovidos nas páginas web do SIELE, Instituto Cervantes, Telefónica ou outros?

No momento em que uma entidade se converte em centro de exame tem a sua disposição material digital de SIELE para publicá-lo on-line. Também quando os centros convocam sessões aparecem na pesquisa de centros e qualquer pessoa ou entidade que queira comprar o exame on-line o verá disponível. Acesse, registrando-se e solicitando ser Centro Autorizado de Exame SIELE.

Os centros de exame têm que cumprir um número de candidatos mínimo por ano?

Não existe um requisito de candidatos, mas sim existem um compromisso de publicação de sessões que ofereça um serviço mínimo e adequado aos candidatos que queiram realizar o exame SIELE na localidade que corresponda.

O EXAME SIELE
Quem corrige os exames?

O exame SIELE Global, é a modalidade mais completa e está formada por 4 provas que avaliam a totalidade das competências comunicativas da língua. A qualificação das diferentes e provas do exame SIELE é realizada mediante dois sistemas diferentes, que dependem da configuração e do formato das tarefas e itens que as compõem:

 

  • Qualificação automática: as provas de compreensão contém itens dicotômicos (com uma única resposta correta) de resposta pré-selecionada, portanto são qualificadas através desse sistema.
  • Qualificação mediante examinador: as provas de Expressão e interação escritas e orais contém uma série de tarefas desenvolvidas para sua resolução mediante estratégias previsíveis, mas cuja resposta linguística não é idêntica entre os candidatos e requer uma avaliação qualificada.

No encuentro respuesta a mi consulta en la web siele.org.

Contacte con nosotros y resolveremos su consulta.

COMO PODEMOS AJUDAR?

Envie um e-mail para centros@siele.org, e responderemos o mais breve possível. Caso seja necessário um contato telefônico, por favor informa o número.