25/10/2017 A importância do espanhol na formação do profissional brasileiro e na América Latina LinkedIn Compartir

 

No mundo de hoje, é muito comum os empregadores exigirem de seus funcionários um segundo idioma, e esse idioma sempre fica entre inglês ou espanhol, e normalmente grande parte da população opta pelo inglês como esse segundo idioma. Porém, com o avanço tecnológico, o mundo latino está se movendo em grande velocidade, tendo isso em vista sua influência na cultura, sociedade e nos negócios vem crescendo cada vez mais.  

Muitas empresas latino americanas estão criando sedes no Brasil, investindo em profissionais brasileiros, e falar no mundo latino, significa falar em espanhol. Ou seja, muitas empresas vêm exigindo que seus funcionários tenham no mínimo conhecimento intermediário do idioma. Gerando interesse da população pelo idioma, até por ser considerado semelhante ao português. 

Com esse avanço tecnológico os países hispânicos mostram um grande crescimento econômico, atraindo a atenção de diversas empresas internacionais interessadas em parcerias. O fato do Brasil ser um dos países do Mercosul onde a maioria dos países falam espanhol, milhares de negócios são fechados nesse idioma.  Aumentando então a exigência da língua espanhola no mercado de trabalho brasileiro atual. 

Com cerca de 500 milhões de usuários, o espanhol é o segundo idioma mais falado depois do chinês. E é o segundo idioma de comunicação internacional atrás do inglês. Em aproximadamente três ou quatro gerações, 10% da população mundial se comunicará em espanhol. E os Estados Unidos será o país com mais hispanofalantes do mundo, deixando o México em segundo lugar.

Enquanto a América Latina será a região do mundo com maior número de pessoas que usam o espanhol como língua nativa com quase 400 milhões de usuários. 19 países do mundo americano tem o espanhol como língua oficial, enquanto quem lidera o ranking com o maior número de falantes é o México com 112 milhões de usuários. 

Enquanto no Brasil, o espanhol é falado de forma habitual por 460 mil pessoas, sendo a língua não oficial mais importante e que facilita as relações econômicas do Brasil com os países do Mercosul. 

Devido ao aumento das relações comerciais impulsionadas pelo Mercosul, foi aprovada uma lei tornando o ensino do espanhol obrigatório nas escolas brasileiras. A língua espanhola deverá integrar o currículo do Ensino Médio, tornando a matéria optativa, ou obrigatória caso a escola opte por isso. Porém, apesar da lei nota-se que o ensino do espanhol ainda não é satisfatório na rede pública de educação, devido à falta de material didático e a dificuldade de contratação de professores qualificados, principalmente por se tratar de uma novidade curricular. 

E por que o Brasil é o único país na América Latina que não fala espanhol? Esse fato foi causado por um tratado que os espanhóis fizeram com os portugueses. Que recebeu o nome de "Tratado de Tordesilhas" que foi um acordo firmado no dia 4 de julho de 1494 entre Portugal e Espanha, em que uma linha imaginária a 370 léguas de Cabo Verde serviria de referência para a divisão de terras descobertas na América, entre Portugal e Espanha. Em que as terras a oeste dessa linha ficaram para a Espanha, enquanto as terras a leste ficaram para Portugal. Tornando assim o Brasil ‘'propriedade'' portuguesa, fazendo com que o mesmo herdasse o idioma de seus colonizadores, o português.  

Outro ponto que torna o conhecimento do espanhol importante é o turismo. Principalmente por estarmos rodeados de países latinos, ou seja, falar espanhol se torna essencial para realizar viagens pelos territórios que nos cercam. Por mais que seja possível usar o português para se comunicar, existem algumas palavras que podem passar despercebidas, podendo assim prejudicar o viajante de diferentes formas. 

Outro aspecto que torna a língua espanhola muito importante, é o ponto de vista cultural. As artes espanholas estão entre as mais importantes do mundo. No cinema, literatura e na pintura, carregando artistas renomados como Pablo Picasso, Pablo Neruda, Gabriel García Márquez, Diego de Velázquez, Luis Buñuel entre muitos outros. Tendo isso em vista, foi através do conhecimento da língua, que a cultura espanhola foi descoberta no resto mundo.
 
Além de ser um dos seis idiomas oficiais usado pela Organização das Nações Unidas, a ONU, o idioma tem importância também no mundo digital, sendo o terceiro mais usado na internet

Neste cenário, veja o depoimento de profissionais do mercado de trabalho e do estudo de línguas estrangeiras

Ter o conhecimento de um segundo idioma há tempos deixou de ser um diferencial na carreira de qualquer profissional/executivo. A globalização já é um fato real e cada vez mais somos inseridos em contextos mundiais. Neste sentido dominar novos idiomas deve fazer parte dos desafios individuais de cada profissional. Em se tratando do Espanhol é notório a expansão deste idioma dentro das organizações e em especial aquelas que tem investido fortemente do desenvolvimento da América Latina e também no Brasil e que tem em suas estruturas uma atuação intercontinental. Portanto, o investimento no Espanhol também deve estar entre as prioridades da carreira assim como uma boa formação acadêmica.

Elizete Novato
Gerente Recursos Humanos Telefônica Educação Digital


Quando passamos a ter uma visão do processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira como algo que contribui para conhecer e compreender outras realidades e culturas, e não somente como forma de adquirir habilidades linguísticas, podemos afirmar que aprender espanhol no Brasil se tornou essencial, levando em consideração o crescimento das atividades comerciais e turísticas para com os demais países da América do Sul e Central.
Na minha experiência como professora de ELE durante mais de quatorze anos no CNA, entendi que o maior desafio para o professor é desmitificar aquilo de que não é necessário estudar espanhol porque é uma língua de fácil entendimento ou que existe uma grande semelhança com o português e que isso facilita o aprendizado. Por outro lado, tive o grande prazer de perceber que a maioria dos estudantes brasileiros adoram o idioma, sua musicalidade, suas variantes, o sentimento que ele transmite.  
Também percebi que são pouquíssimos os alunos que sentem o estudo do espanhol como uma obrigação, muito pelo contrário, a maioria sente prazer e assume que será um diferencial na sua vida, o qual poderá abrir muitas portas, tanto na sua formação quanto no mercado de trabalho. Em ambos os casos, obter um Certificado Internacional que comprove o nível de língua atingido é fundamental e a cada dia mais importante.

Silvana Mendoza Latorre
Coordenadora Nacional de Produtos de Espanhol CNA

 

Catherine Gomes Duarte. Projetos Educacionais. Telefônica Educação Digital Brasil

Muitas empresas latino americanas estão criando sedes no Brasil, investindo em profissionais brasileiros, e falar no mundo latino, significa falar em espanhol.


No hay ningún comentario aún. Sea usted el primero.